Diverticulos Intestinais

25/11/2015 | Categorizado em Blog | 0 comentários

O QUE SÃO DIVERTÍCULOS?

Divertículos são pequenas herniações (como se fossem pequenas bolsas) da mucosa intestinal, podendo localizar-se em todo o intestino grosso ou apenas no cólon sigmóide, a última parte do intestino grosso.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DIVERTICULOSE, DOENÇA DIVERTICULAR E DIVERTICULITE?

Diverticulose é a presença dos divertículos no intestino grosso sem que a pessoa tenha algum sintoma. Quando existem sintomas relacionados à presença dos divertículos, a denominação correta é “Doença Diverticular dos Cólons”. Quando ocorre uma inflamação aguda, com sintomas como dor abdominal de forte intensidade, febre e taquicardia, a denominação passa a ser “Diverticulite”.

A DIVERTICULOSE TEM RELAÇÃO COM A IDADE?

Sim. Trata-se de uma condição rara abaixo dos 35 anos, chegando a atingir de 35 a 50% da população com 60 anos e mais de 70% das pessoas acima dos 70 anos de idade.

EXISTE RELAÇÃO COM O SEXO?

Até os 50 anos a presença dos divertículos é mais comum. A partir dos 70 anos, a presença dos divertículos passa a ser mais frequente em mulheres.

A ALIMENTAÇÃO INTERFERE
PARA A PRESENÇA DOS DIVERTÍCULOS?

Uma dieta rica em proteínas (como carnes) e carboidratos (massas) e pobre em fibras (frutas, verduras) leva a um menor volume de fezes, o que aumenta a pressão dentro do intestino, favorecendo a formação dos divertículos.

QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS?

Dor abdominal, que geralmente piora com a alimentação e melhora com a evacuação ou com a eliminação de gases;

Presença de diarreia, constipação ou os dois;

Presença de distensão abdominal ou flatulências (gases).

COMO IDENTIFICAR UMA CRISE DE DIVERTICULITE AGUDA?

Em geral, as crises estão relacionadas à dor abdominal de forte intensidade, às vezes localizada ao lado esquerdo, abai- xo do abdome. Além disso, há febre associada a sudorese, calafrios e/ou taquicardia. pode haver também distensão abdominal, náuseas, vômitos e perda do apetite. no caso da presença de alguns destes sintomas, deve ser procurado imediatamente auxílio médico.

O QUE MAIS PODE OCORRER NA PRESENÇA DE DIVERTÍCULOS?

Em alguns casos pode haver hemorragia com a presença de sangramento (ge- ralmente vivo) nas fezes.

EXISTE TRATAMENTO PARA A DOENÇA DIVERTICULAR OU DIVERTICULITE?

Além da dieta rica em fibras, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios específicos para o intestino e até antibióticos, em caso de diverticulite. em casos graves, pode ser necessária a realização de cirurgia.

COMO POSSO EVITAR A
DIVERTICULOSE E A DOENÇA DIVERTICULAR?

  • Ter uma dieta rica em fibras (ou utilizar suplementos à base de fibras);
  • Evitar o sedentarismo, praticando
  • Exercícios 3 ou 4 vezes por semana;
  • Se estiver acima do peso, procure emagrecer;
  • Consumir uma quantidade adequada
de líquidos (uma média de 2 litros de água por dia);

Procurar auxílio médico se notar alguma alteração recente do hábito intestinal (diarreia ou constipação), dor abdominal, emagrecimento não intencional ou presença de sangramento.

Tags: ,

Comments are closed.