Fígado Gorduroso ou Esteatose Hepática

02/12/2015 | Categorizado em Blog | 0 comentários

Termo usado para descrever o excesso de gordura no fígado, a esteatose hepática não é, ao contrário do que muitos pensam, uma “capa” de gordura ao redor do local: o que ocorre é um acúmulo de gotículas de gordura dentro das células que compõem o órgão. É normal haver estas gotículas em até 5% das células hepáticas. quando elas estão presentes em uma quantidade maior de células, pode-se dizer que a esteaTose (também chamada de fígado gorduroso) está presente.

A esteatose é um problema frequente e que, na maioria das pessoas, não traz sintomas ou complicações. No entanto, para algumas pessoas ela pode ser acompanhada de inflamação e dano hepático. Esta forma da doença se chama esteato-hepatite e pode evoluir (geralmente de forma lenta) para cirrose e suas consequências.

SINTOMAS

Na maior parte dos casos, a esteatose na parte superior direita do abdome não tem sintomas. fadiga e algum são eventualmente relatados. desconforto inespecífico ou dor leve ,por isso, a investigação e a confirmação da causa do refluxo podem ser complexas e muitas vezes exigirem a participação de um especialista.

FATORES DE RISCO

Em pessoas que ingerem regularmente quantidades significativas de álcool (não importando se as bebidas são fermentadas ou destiladas), o fígado gorduroso pode se desenvolver. Na ausência de alto consumo de bebidas alcoólicas, os seguintes fatores estão muitas vezes presentes:

  • Obesidade;
  • Triglicerídeos elevados;
  • Glicemia acima do normal ou diabetes;
  • Vírus da Hepatite C;
  • Alguns medicamentos, toxinas e produtos químicos.

Infelizmente, ainda não está disponível um tratamento medicamentoso padrão eficaz para a esteatose hepática. O que melhor funciona é o controle dos fatores de risco que contribuem para o problema: evitar consumo alcoólico excessivo, perder peso gradualmente, se obeso, controle dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia, atividade física.

TRATAMENTO

Regular, hábitos saudáveis de vida e alimentação adequada. Se algum medicamento está causando a esteatose, pode ser tentada sua suspensão ou troca. Em casos de esteato-hepatite, algumas medicações podem ser utilizadas no intuito de reduzir a inflamação e proteger o fígado, porém, seus resultados ainda não são os ideais.

DIAGNÓSTICO

Os exames usados para diagnosticar a esteatose hepática incluem:

– Exames de sangue: testes de função hepática, incluindo enzimas como ast, alt, fosfatase alcalina e gama-gt podem ajudar o médico no diagnóstico;

– Exames de imagem: aspectos sugestivos de aumento na quantidade de gordura hepática podem ser vistos à ultrassonografia e também na tomografia computadorizada e ressonância magnética;

– Elastografia hepática transitória (fibroscan): este exame não invasivo pode estimar a intensidade da esteatose e avaliar a presença e o grau de fibrose no fígado;

– Biópsia hepática: se há suspeita de alguma forma mais preocupante de fígado gorduroso, o médico pode solicitar uma biópsia para esclarecer a situação. É a única forma de diferenciar com confiança a esteatose simples da esteato-hepatite.

Tags: , , , , ,

Comments are closed.