Saiba mais sobre Intolerância Alimentar

05/11/2015 | Categorizado em Blog | 0 comentários

A Intolerância Alimentar é uma dificuldade do organismo para quebrar e absorver alguns alimentos que ficam dentro do intestino. Assim, metabolizados por bactérias que normalmente fazem parte da flora bacteriana intestinal, esses Alimentos produzem gases que podem causar desconforto abdominal, cólicAs, náuseas, inchaço (distensão), flatulência, constipação ou diarréia. Uma pessoa pode ter intolerância a mais de um grupo de alimentos.

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR E ALERGIA ALIMENTAR SÃO A MESMA COISA?

Não. Alergia alimentar é um problema que envolve o sistema imunológico, uma reação do organismo à ingestão de determinados alimentos. A intolerância alimentar não envolve o sistema imunológico,apenas dificuldade na quebra e absorção de alguns alimentos.

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE MAIS COMUMENTE ESTÃO RELACIONADOS ÀS INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES?

Lactose – Açúcar presente no leite e em seus derivados. muito comum e possível de ser diagnosticada por teste sanguíneo e respiratório.

ALIMENTOS QUE CONTÉM LACTOSE

leites, mesmo quando desnatado ou em pó
creme de leite
leite condensado
queijos
iogurtes
chocolates
requeijão, manteiga
sorvetes
muitos pães
muitos biscoitos e bolachas
sopas instantâneas
molhos com queijo ou leite
sobremesas (mousse, docinhos, pudins…)
Algumas medicações

 

Frutose – Açúcar presente em grande parte das frutas e outros alimentos, como: maçã, pera, manga, cereja, melancia, aspargos, mel, melado. também é possível diagnóstico, porém, apenas através de testes respiratórios.

Glúten – proteína presente em trigo, cevada, aveia e centeio. esta intolerância não é detectada através de testes laboratoriais. intolerância ao glúten não é a mesma coisa que doença celía- ca. esta última é, como o nome diz, uma doença onde o próprio corpo identifica o glúten como um “inimigo” e produz uma inflamação intestinal quando o mesmo entra em contato com esta proteína. É possível diagnosticar a doença como visto anteriormente, o diagnóstico muitas vezes é feito excluindo ou diminuindo a ingestão de determinados celíaca através de testes de laboratório e endoscopia com biópsias duodenais.

Polióis – presente em gomas de mascar sem açúcar, adoçantes artificiais, damasco desidratado, cogumelos, maçã, pera e melancia. também não é possível realizar testes para diagnosticar estas intolerâncias.

Fructans – presente em alimentos como cebola, alho, alcachofra, brócolis, couve-flor, pimentas, trigo e centeio em grandes quantidades. não há testes para identificar este tipo de intolerância.

Galactans – presente no feijão e nas lentilhas. não existem testes para diagnosticar este tipo de intolerância.

DIAGNÓSTICO

Como visto anteriormente, o diagnós- tico muitas vezes é feito excluindo ou diminuindo a ingestão de determinados alimentos, já que testes são possíveis apenas para intolerância à lactose e à frutose.

TRATAMENTO

Exclusão ou diminuição do consumo dos alimentos relacionados à sua into- lerância. no caso da lactose, é possível o uso da lactase (enzima associada à digestão do leite e seus derivados) que, em muitos casos, permite o uso de leite e seus derivados sem causar sintomas. Algumas vezes pode ser necessário o uso de suplementação de alguns nutrientes, por isso, é sempre importante conversar com seu médico antes de retirar os alimentos da sua dieta.

 

 

 

Tags: , ,

Comments are closed.