Doença Celíaca: sintomas, diagnóstico e tratamento

28/11/2015 | Categorizado em Blog | 0 comentários

O QUE É A DOENÇA CELÍACA?

A Doença Celíaca, também conhecida como Espru Celíaco ou Enteropatia Sensível ao Glúten, é uma desordem autoimune que ocorre em pessoas Geneticamente predispostas e afeta tanto crianças quanto adultos.

Nos portadores da doença, a ingestão de alguns tipos de produtos feitos a partir de alguns cereais pode causar danos no intestino delgado. Esses danos podem interferir na capacidade do intestino delgado de absorver os inúmeros nutrientes presentes nos alimentos que ingerimos todos os dias, causando desnutrição e uma variedade de outras complicações.

As sequências de aminoácidos responsáveis pelo problema são chamadas coletivamente de “Glúten”. Encontrado no trigo, centeio, cevada, malte e, em menor concentração, na aveia.

IMPLICAÇÕES DO GLÚTEN

Nos indivíduos portadores da doença celíaca, a ingestão do glúten desencadeia, de forma indevida, uma resposta imunológica na mucosa do intestino. Essa resposta imunológica inadequada produz danos na mucosa intestinal que, gradativamente, vão comprometer a função absortiva intestinal. Com a capacidade absortiva intestinal reduzida, a oferta de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde reduz e outras complicações se tornam evidentes, como desnutrição, osteoporose, etc.

QUAL É A INCIDÊNCIA NA POPULAÇÃO EM GERAL E EM PARENTES DE PORTADORES?

Aproximadamente 1 em cada 133 pessoas é portadora da Doença Celíaca, muitos ainda sem um diagnóstico formal, pois muitas vezes os sintomas são vagos e intermitentes.

Cerca de 16% dos parentes de primeiro grau de portadores da Doença Celíaca também irão desenvolver o problema ao longo de suas vidas.

QUAL É O TRATAMENTO?

O único tratamento eficaz disponível no momento é a retirada completa da dieta de alimentos que contêm glúten. Na maioria dos casos, os danos na mucosa intestinal são totalmente reversíveis com essa medida e a função intestinal retorna ao normal.

Contudo, a dieta livre de glúten deve ser seguida de forma definitiva para a manutenção duradoura da integridade da mucosa intestinal.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas mais comuns são anemia, flatulência excessiva, cólicas abdomi- nais, diarreia recorrente, fadiga, sen- sação de falta de energia, infertilidade,

aftas orais, problemas no esmalte dentário, emagrecimento, dores articulares, irritabilidade e, algumas vezes, constipação.

Os minerais e vitaminas comumente deficientes nos portadores são:


– Minerais: cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e zinco; 2, 3, 6, 9, 12 e C.

– Vitaminas: A, D, e, K, ácido fólico, b1,

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Em caso de suspeita da doença celíaca, é necessária uma consulta com um gastroenterologista que, inicialmente, irá solicitar alguns exames de sangue específicos e, posteriormente, uma endoscopia digestiva alta com biópsias (retirada de pequenos fragmentos de tecidos) da mucosa do intestino delgado para estudo histológico sob microscópio por um médico patologista. o patologista é capaz de detectar as alterações características da Doença Celíaca, sendo esses achados de grande relevância para o diagnóstico.

 

Tags: , , , , ,

Comments are closed.