Refluxo: sintomas, diagnóstico e tratamento

08/10/2015 | Categorizado em Blog | 0 comentários

O refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago é uma situação muito frequente na prática clínica diária e, na atualidade, é a mais comum em consultórios de gastroenterologistas. O refluxo manifesta-se mais frequentemente através da azia ou do retorno alimentar/gasoso, chegando, às vezes, até à boca.

SINTOMAS

Os incômodos promovidos pelo refluxo podem ser leves e eventuais, ou intensos.

  • A azia é o sintoma mais conhecido do refluxo, porém, várias outras manifestações podem tornar seu diagnóstico e tratamento um desafio. pigarro, tosse e bronquite são sintomas cuja origem pode estar no refluxo.
  • A hérnia hiatal é um relaxamento na válvula que separa o esôfago do estômago e uma das causas mais frequentes de refluxo. existem pessoas que têm hérnia e não têm sintomas de re- fluxo, enquanto outras têm muitos sin- tomas e não possuem hérnia.

 

Por isso, a investigação e a confirmação da causa do refluxo podem ser complexas e muitas vezes exigirem a participação de um especialista.

DIAGNÓSTICO

Hoje em dia existem vários meios de estudo do refluxo, sendo a endoscopia o mais utilizado, porém, eventualmente são necessários outros meios de confirmação do diagnóstico e da resposta ao tratamento.

As complicações do refluxo crônico são, principalmente, o estreitamento do canal esofágico e uma inflamação crônica do esôfago mais complexa, chamada esôfago de barrett – esta última situação merece um acompanhamento mais contínuo pois pode, em alguns casos, tornar-se uma situação mais grave.

O tratamento inicia-se com observação e, muitas vezes, com mudanças de hábitos alimentares e comportamentais.

     

TRATAMENTO CLÍNICO

Como nem sempre o tratamento inicial é suficiente, o próximo passo costuma ser o tratamento clínico com medicamentos que procuram bloquear a acidez do material refluído. O uso contínuo da medicação às vezes torna-se necessário.

Efeitos colaterais destes medicamentos podem ocorrer, porém, em quantidades menores do que o inicialmente imaginado.

Nos casos de hérnia hiatal causando refluxo, outra opção terapêutica é a cirurgia, chamada hernioplastia. existem critérios estabelecidos para este procedimento, por isso, é muito importante a conversa a respeito com o seu médico assistente.

 

Tags: , , ,

Comments are closed.